Uso de talheres e outras "etiquetas" à mesa - lagosta e outros bichos

Continuando nossa saga para domar os talheres nada convencionais, vamos para as pinças, alicates e outros utensílios esquisitos.

Escargots 

Se forem servidos dentro da concha, precisam de pinça e garfo (parece aqueles garfinhos de aperitivo). Use a pinça para segurar a concha e use o garfinho para retirar a carne de dentro da concha, e levar a carne até a boca.
Segure firme com a pinça mas sem apertar demais - sabe o sabonete, se apertar demais escorrega?
olha aí a pinça em ação
e o garfinho - daí segue direto pra boca - é muito bom, coma sem medo de ser feliz!

Lagosta

Acho um disparate quem convida e serve lagosta na casca, mas enfim, tem gente sarcástica mesmo. Restaurantes gastronômicos e pessoas requintadas - educadas de verdade - jamais servem lagosta na casca para convidados - podem, no máximo, apresentar dentro da casca com o objetivo de decoração mas a carne já vem totalmente solta, facilitando muito a vida do convidado, e daí fica fácil, se come como qualquer outra carne. Servir na casca é para ocasiões informais porque precisamos usar as mãos.  
No entanto, se voce for vítima de uma situação dessas, não se apavore. Junto com o "bicho" inteiro devem lhe trazer algo parecido com os talheres da foto.

Segure a lagosta com uma das mãos e use esse alicate para para quebrar a casca. 
O garfinho esquisito (se não trouxerem, o anfitrião também não é conhecedor da arte de servir kkkk), serve para retirar a carne das entranhas do bicho, das patas, das partes onde o garfo e faca normais não conseguem alcançar, e serve também para soltar a carne da casca. Esse garfinho só faz isso, solta a carne e põe a carne no prato onde você realmente vai comer.
Coma a carne com o garfo e faca da vez - muita gente acha que se come com talher de peixe, mas o certo é com talher de carne, lagosta não é peixe, é crustáceo, portanto, carne fibrosa, mais firme,  não tem espinhos e precisa ser cortada.

Obrigatoriamente, tem que haver uma lavanda - potinho com água morna e pétalas de flores ou casca de limão ou de laranja em espiral - serve para lavar as pontas dos dedos (não é a mão toda). A lavanda também pode ser substituída por lencinhos umedecidos em embalagens individuais.
Se isso não acontecer e você quiser se vingar do anfitrião, pode perguntar-lhe se não há o "Les rince-doigts" (nome em francês para a lavanda - se pronuncia le rance doa) ou lingettes (nome em frances para os lencinhos umedecidos - se pronuncia langete) - aproveite esse momento só seu, faça a pergunta com um sorriso tipo Monalisa.

Se estiver em um restaurante não se intimide e peça ao maitre para retirar a casca para voce. Se o restaurante for a beira mar, informal, então se divirta, use as mãos para lhe ajudar.

Caranguejos - Crabs e seus parentes

Mesmos comentários e regras da lagosta. Agora vamos imaginar que você se aventurou nos folclóricos restaurantes americanos especialistas nessa iguaria - eles lhe trazem tudo - martelo, alicate, tigela para colocar as cascas - e todos os demais apetrechos para essa apoteose. Agora se não quiser se arriscar ou ter trabalho, peça ao maitre/garçon para retirar a carne, sem o menor constrangimento - o cliente é Voce!

Ostras

Você não tem que abrí-las - devem ser servidas abertas. 
Para comer, segure a ostra pela concha com a mão esquerda e utilize o garfo próprio para retirar a carne.  Veja alguns modelos de talher para ostras:

Em jantar formal não se coloca a concha na boca para beber o caldo ou "chupar" a carne - isso se faz em casa ou em restaurante informais à beira mar.

Outras coisas dentro de conchas

A regra é a mesma, sempre trazem o garfo próprio, que em geral se parecem com o do escargot, então a gente segura o a concha com a mão esquerda e puxa a carne com o garfo - tipo espetinho - com a mão direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...