Dicas sobre Etiqueta - lidando com as Pegadinhas


Para encerrar essa série de dicas de etiqueta , seguem as ultimas armas pra enfrentar as mesas formais:

Pegadinhas

Xicara com 2 asas - isso é uma taça de consommé - caldo tipo sopa. Se tiver colher e essa taça, é porque deve ter pedaços de alguma coisa dentro do consommé, como croutons, então use a colher para comê-los e depois pegue a taça pelas duas alças e beba a "sopa" - devagar, aos poucos 
outro modelo de taça - use a colher e segure o cabo com a mão direita.

Sorbet

Se entre um prato e outro lhe trouxerem algo assim, não é a sobremesa - calma que o jantar ainda não acabou. Trata-se do sorbet, e tem esse nome porque é feito com suco e não com leite - que é o caso do sorvete.
O sorbet  servido entre dois pratos tem uma função simples: retirar o sabor do prato anterior e preparar o paladar para o próximo prato. Geralmente faz parte de uma refeição gastronômica ou degustacão.

Azeitonas: 

Essa coisa de mão em concha para retirar o caroço é meio complicado. O jeito mais fácil é espete a azeitona com o garfo e retire o caroço da boca com o mesmo garfo. Coloque o caroço no canto do seu prato ou sobre o prato de pão.

Espaghetti e outras massas compridas

A estória da colher junto com o garfo para comer massa começou porque muitos acreditam que a colher ajuda a apoiar o garfo enquanto se enrola o fio do macarrão. Pra mim, a colher só atrapalha. O jeito mais simples que encontrei é começar pela beira do prato, escolher um unico fio e ir enrolando, se observar que a quantidade ficará muito grande, corte com o mesmo garfo.
Agora, vamos combinar, que diante de tantas outras opcões de pratos ou mesmo outras massas, servir massa em fio é muita falta de imaginação.

Guardanapo

Fica sobre as pernas - alguns dizem colo. A gente limpa a boca sempre antes de beber algo, pra não deixar o copo com aquelas marcas horríveis. O guardanapo toca os labios delicadamente, nada de esfregar como se estivesse fazendo esfoliamento.
Quando precisar se levantar da mesa, coloque o guardanapo sobre o prato de pão, sem dobrar. Ao retornar, coloque-o novamente sobre as pernas.

Mãos e cotovelos

Mãos ficam sobre a mesa e cotovelo nunca sobre a mesa.

Copos - taças

Quando há 3 copos sobre a mesa, de modo geral: o maior é para água, o médio é para o vinho tinto e o menor para o vinho branco. Não se preocupe com o que vai em cada copo, quem serve  tem obrigação de saber onde servir.
Acredito que o desenho abaixo mostra bem como montar uma mesa e pra que serve cada coisa.


Se um dos pratos for foie gras, muito provavelmente trarão uma outra taça que é para o Sauternes - um vinho licoroso - ideal para acompanhar o foie gras e sobremesas. Porém não se engane com o fato de ser doce, também tem alcool, portanto, beba pouco.  A taça é menor do que as demais, como se fosse um copo de vinho do porto ou um copo de licor maior (no desenho acima, é o número 14).

Se houver taça de champagne pode estar reservada para o  brinde, ou porque servem champagne do início ao fim, então se voce começou a beber champagne antes do jantar, pode optar por continuar com o champagne durante o jantar. Se for esse o caso, o garçon irá lhe perguntar se aceita champagne.

Bebidas e brinde

CUIDADO! Como falei antes, não é porque oferecem que você precisa aceitar. Se o garçon colocar em seu copo(antes que voce diga, "Não, obrigado"), e não se sentir seguro para beber sem se alterar, não beba, fique com a água. Deselegante não é recusar o vinho, mas beber além da conta. Se for para o brinde, aceite, faça o brinde e beba apenas um gole, antes de colocar o copo sobre a mesa.

Bem visitantes queridos, se faltou alguma coisa ou dúvidas, falem comigo, estou "às ordens".

Leia mais em: 

Uso de talheres e outras etiquetas - parte 1

Lagosta e outros bichos - clic para ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...