Uso de talheres e outras "etiquetas" à mesa



Esses dias vi em outro blog o pedido de orientação sobre como usar talheres e se portar em jantar formal. A pessoa que postou despertou minha admiração pela coragem de expor sua dúvida, e percebi que esse assunto é comum pra muitas pessoas e sentem que abordá-lo pode ser constrangedor.  O maior dragão da estória é o uso dos talheres, então vamos começar por eles, domar esse bicho até se transformar no mais querido dos pets ...rsrsrs:))))

Uso dos talheres: 

Em uma montagem padrão onde o prato e/ou suplat está a sua frente, a colher e facas ficam à direita e os garfos ficam à esquerda. Os talheres acima do prato são para a sobremesa. 
Comece utilizando de fora para dentro, ou seja, usando primeiro o talher que estiver mais distante do prato.
  • Colheres, obvio, para sopa
  • Dois jogos de talheres iguais, ou seja, 2 facas iguais a direita e 2 garfos iguais à esquerda = use primeiro o que está mais distante do prato para o primeiro prato que for servido.
No foto abaixo, significa que o primeiro prato (entrada) precisa de garfo e faca - saladas, carpaccio, tartar, etc. O segundo é uma sopa (veja a colher), o terceiro garfo e faca, e o último, novamente garfo e faca. Nesse caso, serão 4 pratos. Para a sobremesa utilizaram somente o garfo e colher, o que significa que não teremos frutas. Se houvesse uma faca de sobremesa, ela seria colocada acima da colher, com o cabo na mesma posição da colher.


  • Cortamos os alimentos com a mão direita e usamos o garfo com a esquerda. Pode parecer difícil usar o garfo com a esquerda, mas acredite, é mais simples do que usar hashis com elástico, tente e comece a treinar. Se não conseguir mesmo, use o garfo na direita e corte com a esquerda, faça isso do início ao fim da refeição, nada de ficar trocando os talheres de mãos - você não está lutando esgrima :). O que vão pensar? Que você é canhoto, simples assim.... rs(risos).
  • Pegue quantidades pequenas com o garfo, apenas o que conseguir  sem a ajuda da faca - o garfo não é uma pá e a faca não é uma escavadeira. Quando a comida estiver no final, pode usar a faca para amparar o alimento e o garfo vai em direção à faca. Tudo com calma e delicadamente, sem raspar os talheres no prato, sem fazer barulho.
  • O garfo tem dentes e serve para espetar, isso mesmo, espete os alimentos que precisam ser cortados - carnes, legumes, queijos, e leve o pedaço cortado espetado no garfo à boca, sem medo de ser feliz. Nada de encher a boca - pedaços pequenos.
  • As folhas das saladas devem ser servidas em pequenos pedaços e se não acontecer, dobre-as até ficarem uma "trouxinha" pequena que caiba na sua boca. Não se deve cortar folhas, mas se for servido uma folha do tamanho de uma folha de repolho, corte com a lateral do garfo, paciência, se quem oferece o jantar é indelicado não é você quem vai ficar entalado com um "repolho" inteiro na boca.
  • A faca de peixe não tem corte, serve para separar a carne das espinhas
  • Se os talheres forem sendo colocados à medida em que os pratos são servidos, espere o prato chegar para saber que o usar.
  • Pratinho do lado com uma faca: é o prato de pão e a faca para a manteiga ou outros pates. Pegue o pão sempre com a mão e tire pequenos pedaços - não use faca para cortar pão. Se sobrar molho no final do prato pode raspar com o pão sim, coloque um pedaço pequeno de pão dentro do prato, espete com o garfo e pronto - sabe quando verá um frances desperdiçando molho? Quando não for um frances...
  • Ainda sobre o prato de pão - ele não é um deposito para sobras de comida, ou seja, o que você não quiser mais, deixe dentro do prato, no canto, não coloque sobre o prato de pão.
  • Sobremesa: faca e garfo para frutas e queijos. A colher fica para mousses, sobremesas cremosas, distribuir calda sobre os pedaços da iguaria. Serve também para fazer as vezes da faca em doces como tortas, eclair, etc.

EDUCAÇÃO DE VERDADE

Sei que é coisa demais para se lembrar, e o que posso lhe dizer, da forma mais sincera e honesta, é que esquecer de algumas ou de todas regras acima é perfeitamente aceitável. Ninguém tem obrigação de saber isso tudo ou de nascer em um lugar onde esses hábitos fazem parte do cotidiano desde a infância. Muito pior do que não estar familiarizado com as "regras de etiqueta" é se portar de forma inapropriada, ou seja, falar e rir alto demais, tocar nas pessoas - tipo tapinha nas costas, falar de boca cheia, mastigar de boca aberta, usar palitos de dentes à mesa,  se jogar nos sofás, se intrometer em conversas, jogar charme para pessoas acompanhadas (vulgar ao extremo) e sobretudo exceder na bebida. Tenha em mente que, por mais farta que seja a oferta dos alcóolicos, se decidir tomar uma taça de cada item servido correrá o grande risco de dar um vexame. O pior é que as pessoas que ultrapassam o limite nunca reconhecem que o fizeram e portanto, não se contém, tornando-se inconvenientes.

Resumindo, se puder absorver algumas das dicas acima, ótimo, mas o principal é não perder sua essência. Se for de hábitos humildes, seja com orgulho, e mantenha sempre, por toda a vida os princípios básicos da boa convivência - o respeito ao outro.

Se quiser ler mais sobre outras dicas, veja os links abaixo. Espero ter contribuído com algo e fique a vontade pra perguntar, estou aqui , lembra?

Continua em: 

Lagosta e outros bichos 

Pegadinhas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...