Como escolher um Buffet Infantil?

Eu costumo dizer que o que é bom para um nem sempre é bom para o outro. Cada pessoa tem seu próprio paladar, suas preferencias. A melhor maneira é decidir por si mesmo, experimentar. Porém, existem alguns aspectos que podem ser aplicados de forma geral e podem orientar sua escolha. Fiz uma lista com o que olhar em cada item, que a princípio vai lhe assustar, mas coragem, são coisas até bem óbvias que praticamente já fazemos de forma automática, e tem importância no geral, afinal estamos falando de receber crianças e portanto cuidar do bem estar e da segurança deles.

Entendo e respeito que muitas casas utilizem imagens de festas com celebridades, como se fosse endosso para a própria casa, mas tenha em mente isso não é garantia de nada. Você, melhor do que ninguém para usar seu felling e ver se o lugar lhe inspira confiança. Há bons lugares em instalações mais humildes como há maus lugares em instalações luxuosas. Faça as escolha de acordo com suas possibilidades e seus próprios critérios. O que estou publicando aqui é uma ajuda de alguém que vive nesse meio há algum tempo, e durante todos esses anos também foi responsável por avaliar serviços e instalações. Bom garimpo!
INSTALAÇÕES E LIMPEZA:
1. Visite o banheiro: que precisa estar limpo é obvio e isso é fácil quando a casa está vazia. Tente visitar em um dia de festa, não há desculpa para não ser mantido limpo em tempo integral, principalmente porque estamos falando de crianças, portanto higiene é 1.000% necessário.
Verifique as instalações: veja se o vaso, pia, torneiras e outros suportes estão bem presos onde deveriam estar, veja se a descarga funciona, veja se a pia funciona - se não vaza água nos seus pés - nada pior do que entrar num banheiro e encontrar aquela "lama" no chão.
2. Brinquedos: olhe absolutamente tudo - comece vendo se estão limpos, veja se estão com a pintura e revestimentos em ordem, se não há fios soltos das redes de segurança, se tem qualquer coisa pontuda que pode comprometer a segurança das crianças. Peça para ligar e veja se o barulho é apenas o barulho do brinquedo ou se há peças rangendo. Brinquedos de madeira precisam ser muito lixados para farpas não acabarem com a alegria dos convidados, observe se há manchas de mofo ou outro tipo de fungo.
3. Mesas, cadeiras e todas as demais instalações devem ter aparência de novo.
Por que eu falo tanto em conservação? Porque eu acredito que, quem não é capaz de cuidar de sua própria casa não está apto a receber convidados.
4. Papel higiênico e guardanapos: é preciso ter boa qualidade - macios, boa gramatura, se tiverem cor a tinta não pode ficar nas mãos - economizar nesses itens é o fim. Se a economia do prestador de serviços começa por aqui, prefiro nem imaginar os critérios que utiliza para selecionar os ingredientes dos pratos que serão servidos.
5. Nas festas em que for, procure visitar a cozinha - não precisa entrar, mas veja de onde for possível e olhe para o chão - tem que estar seco e limpo. É fácil manter as pias e balcões em condições apresentáveis, mas o chão nem sempre tem a atenção devida, e imagine se algo cai no chão e "por engano" volta para o prato de servir? Isso acontece nas melhores famílias...
6. Preste atenção no cheiro do lugar - se o cheiro da cozinha invade o salão há algo de errado na exaustão - ou porque não funciona bem ou porque não foi limpa, ou ambos.
7. Iluminação - não importa qual seja, mas lâmpadas queimadas não podem existir. Ah sim, isso acontece o tempo todo em qualquer lugar - sim, pode ser porque a lâmpada chegou ao fim da vida útil ou pode indicar problemas nas instalações.
SEGURANÇA
8. É obrigatório para qualquer lugar público plano de fuga, ou seja, saídas de emergência precisam ser sinalizadas, precisa ter extintor, precisa ter ventilação, precisa ter luz de emergência. Se você não conseguir ver onde estão, pergunte. Se gagejar, desconfie!
9. Controle de acesso e principalmente, saída de crianças: observe como funciona nos lugares em que for. Se ainda não foi a nenhuma festa no local, pergunte como é que controlam a entrada de convidados e a saída de crianças.
Entrada: uma lista com o nome e sobrenome dos pais e crianças - obvio - mas nenhuma criança desacompanhada pode entrar sem ter chegado com um adulto, portanto é obrigatório que a recepção anote o nome do adulto e o telefone para contato, de preferencia 2 números, caso o primeiro não responda.
Saída: nenhuma criança sai do salão sozinha, jamais! Há meios para saber se a pessoa que está ali é mesmo o responsável por buscar a criança. Uma das soluções, é preparar um pequeno cartão personalizado da sua festa (isso evita que cartões anteriores sejam reutilizados) onde é anotado o nome completo da criança, entregar e orientar a pessoa que foi levá-lo que será obrigatória a apresentação desse cartão no momento de ir buscá-lo. Quando a pessoa chegar, basta apresentar o cartão para ter acesso ao salão. Se o adulto não quiser entrar, a casa deve ter alternativas para chamar a criança, pode ser pelo sistema de sonorização do local.
10. Sistemas de cameras de segurança, botão alarme: se não conseguir ver, pergunte como fazem para se prevenir, e em casos extremos, como agem.
COMIDA
Não posso orientar para dizer se a comida é boa ou não, porque como disse, cada um tem seu próprio paladar. Pergunte sobre a reposição de comida, se o serviço é continuo, quantas peças de petiscos costumam servir por pessoa  - menos de 15 peças por pessoa é insuficiente. Observe os salgadinhos, se todos tiverem o mesmo sabor, esteja certo de que utilizam temperos industrializados. Se a massa grudar ou for escura demais, só utilizaram farinha (farinha só se usa para dar "liga") e não a batata - batata é o que garante qualidade e leveza à coxinha, rissoles, etc.
Bebidas alcóolicas: sou absolutamente contra em festas para crianças, a festa é para eles, lembra? A menos que conheça profundamente os hábitos e o comportamento de todos os adultos presentes e tenha plena certeza de que não haverá qualquer tipo de alteração, faça a opção por não servir. Cerveja também é bebida alcoólica, atenção! No máximo, um champagne ou espumante para o brinde após o parabéns.  Há tanta coisa que pode ser criada com bebidas sem alcool - basta um pouco de imaginação. Algumas idéias: um bar de cocktails sem alcool, um bar de sucos feitos na hora - no melhor estilo casa de sucos - misturando com sorbet ou sorvete. Se for inverno, pode fazer um bar de bebidas quentes, com varias criações em torno do chocolate e variedades de chás, misturando frutas, especiarias.
CONTRATO
Leia, leia e releia, tire dúvidas, pergunte. Veja as clausulas de cancelamento, se devolvem o dinheiro pré-pago. Esses pagamentos antecipados são para evitar a perda de venda, ou seja, se você cancelar 1 mês antes será difícil para a casa revender o espaço, mas se cancelar com 3 ou mais meses de antecedencia é um caso para se pensar. Veja como tratam a questão de convidados excedentes: como controlam a contagem, depois como é cobrado e muito importante, como estão preparados para atender em termos de quantidade de comida e bebida. Em média, toda casa deve estar preparada para atender em até 10% acima dos convidados contratados. Se o número ultrapassar 300 pessoas, esse percentual pode cair para 5%. Veja se está previsto algum tipo de seguro para acidentes.
REPUTAÇÃO
A internet existe para ser utilizada, procure pelo nome da casa e leia o que aparece usando de sabedoria para separar o que é tendencioso. Quanto às reclamações veja se o motivo foi explicado claramente e se faz sentido. Quem reclama e se esconde, muito provavelmente está apenas "se vingando" por não ter conseguido obter as vantagens pretendidas.

Uma breve história (com "h" porque é real): certa vez em um parque de diversão e seus diversos hotéis perguntei como era possível as paredes dos salões de eventos não terem uma mancha sequer, que mágica era essa, e a resposta foi simples: "sempre, ao final de um evento, as paredes são pintadas para que o próximo encontre tudo em ordem. Essa mesma pratica é aplica ao carrossel - a pintura é retocada todas as noites, porque as crianças acreditam que ele seja o mais bonito do mundo e então, precisa ser. Os demais brinquedos também sofrem revisão e manutenção diariamente". Conclusão: quem não pode não se estabeleça", se não está preparado para ter esse nível de cuidado melhor não abrir uma casa de festas, principalmente para o público infantil.

Bom, é isso, se esqueci de alguma coisa, se tiverem dúvidas ou se quiserem discordar, comentar, fiquem a vontade, o blog existe pra voces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...