Entendendo as regras dos buffets, hotéis e similares

Entender porque buffets, hotéis e outros locais para eventos colocam determinadas condições nas propostas pode lhe ajudar a negociar e melhor organizar seu evento. Listei os pontos mais comuns e se voce tiver outras perguntas, fique a vontade para enviar nos comentários ou por e-mail, como preferir.

Por que eu tenho que pagar pelo número de convidados que contratei e não pelo número que compareceu à festa? Tem jeito de negociar?
Porque uma série de coisas são compradas e contratadas baseadas no número de pessoas confirmadas, e isso o estabelecimento também não tem como "devolver". Produto manipulado, preparado, pronto para consumo precisa ser consumido, não há como retornar ao estoque. 
Produtos locados são cobrados pelo número total e não mediante sua utilizacão.
Há também a questão da equipe. Funcionário contratado, trabalhando ou não, precisa ser pago.
A negociação pode acontecer se não houver prejuízo para o contratado, por exemplo, sugerir pagar pelos custos e o contratado abrir mão do lucro sobre o número de pessoas que não compareceram.

Quando o local reservado é aberto ao público (restaurante, por exemplo) e privatiza o local para seu evento, deve ser considerado o faturamento médio que a casa teria se estivesse funcionando sem o seu evento, e por isso é muito comum pedirem um valor mínimo para que você realize seu evento em condições privadas, mesmo que tenha reservado apenas uma área do local.

Por que não podemos levar pra casa toda a comida que sobrou?
Para muitos isso pode parecer "mesquinhez" do local, mas não é bem assim. Levar comida precisa de embalagem, e nem todos tem. Também é preciso etiquetar com a data da validade, e ainda assim, se uma pessoa que levou pra casa não manipular de maneira correta (armazenamento, higiene) pode ter algum problema de saúde e acusar o buffet, causando um passivo que não é tão simples de resolver.
Por essas razões, muitos lugares preferem não permitir levar nada do que sobra.

Por que tenho que pagar taxa de rolha se levar minha própria bebida?
Porque envolve custo, para servir precisa de: funcionário, gelo, copos e outros utensílios. Funcionário recebe pagamento, gelo tem custo, copos e outros utensílios, mesmo que sejam da casa, tem percentual de quebra e demanda reposição, precisam ser lavados e novamente envolve despesa.

Se vier gente a mais, o buffet tem obrigação de servir?
Depende do seu contrato, que em geral prevê uma margem de segurança caso ultrapasse o número de pessoas. Se estiver dentro da margem estabelecida que pode ser de 5% ou até 10% a mais do número confirmado, o local estará preparado para servir. Acima disso, há duas situações: 
a) nao permitir a entrada se isso colocar em risco o desenrolar do evento (explico depois*);
b) permitir a entrada e propor outro menu possível de ser preparado de última hora.

* Os locais que operam dentro da legislação seguem regras de segurança, e portanto, não aceitam um número maior de pessoas que a casa pode comportar, pois envolve plano de fuga seguro em caso de emergência. Um local que permite lotação maior do que a autorizada pelos órgãos competentes corre o risco de multa caso aconteça uma denúncia ou fiscalização no momento do evento.
Há ainda a questão operacional, ou seja, para mais pessoas é preciso mais mesas, cadeiras, material de serviço, funcionários.

Como saber se a contagem do número de pessoas estava correta?
Esclareça com o buffet como eles fazem esse controle. 
Tenha alguém de sua confiança na recepção para checar a lista de convidados e depois confira com a contagem do buffet. Se voce contratou uma assessoria, eles farão isso por você. 
Provavelmente o local terá alguém na recepção com a lista de convidados para checar quem e quantos vieram. Mesmo que seja esse o caso, nada lhe impede de colocar alguém de sua confiança para dar as boas vindas e ao mesmo tempo acompanhar esse trabalho.

Por que alguns lugares cobram taxa de serviço (10%) e outros não?
A cobrança da taxa de serviço é um acordo feito entre a casa e o sindicato da profissão, onde esse valor deve ser incorporado ao salário dos funcionários. Nem todos os estabelecimentos aderem a esse acordo, mas se a taxa é cobrado, muito provavelmente porque faz parte do acordo salarial da equipe.

Por que tenho que pagar uma multa ou até a festa toda se eu cancelei com 30 dias de antecedencia?
 Porque o espaço ficou reservado para voce, o que significa que outros eventos solicitados para a mesma data foram negados em virtude da sua reserva. A multa é uma forma de reparar a perda pelos negócios que não se realizaram, caso o evento seja cancelado.
Dificilmente se repõe a venda de um evento em 30 dias. 

Como em toda contratação de serviço é preciso esclarecer todos os pontos, negociar os que não lhe agradam, até chegar ao modelo que lhe deixe mais confortável, confiante.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...