Falei aqui sobre o plano de mesa, talvez não seja muito comum nas festas no Brasil, devido ao grande número de convidados, porém, aqui na França não se faz um almoço ou jantar sem lugares marcados.
É feito todo o planejamento sobre onde acomodar cada convidado considerando suas afinidades (dentro do possível).
O mapa das mesas é colocado geralmente na entrada do salão para que os convidados possam se localizar, e à frente de cada lugar, o "marque-place" com o nome da pessoa que deverá ocupá-lo. Sim, dá bastante trabalho, no entanto, é uma das formas de demonstrar que você pensou em cada uma das pessoas presentes
As formas de apresentar o mapa e os marcadores são inúmeras e a criatividade não tem limites. As mesas podem ter nomes de acordo com o tema da festa, podem ser identificadas por cores, flores, frutas, fotos dos convidados, avatares, ou tudo junto, depende do estilo de cada um. Os marcadores também pode ser diferentes uns dos outros, o importante é estar em harmonia com a decoração/tema da festa.
Para as ocasiões onde temos uma unica mesa, não precisa do mapa, pode apenas colocar os marcadores de lugares.
Os marcadores também podem ser os presentes para os convidados, arrumados sobre os pratos ou a frente deles.
Mesmo nas mesas para as crianças há lugares marcados, colocar brinquedos como marcadores sempre agrada, além de oferecer divertimento.
Importante: procure colocar os identificadores das mesas - sejam nomes números, cores - não importa o que tenha escolhido - de forma bem visível, que as pessoas encontrem com facilidade. Se a festa for muito grande, faça um mapa de verdade - croqui com a disposição das mesas no salão - para que a pessoa saiba para onde ir. Ter recepcionistas que ajudem a acomodar os convidados em recepcões maiores também é importante. A partir de quantas mesas devemos ter o mapa? Voce escolhe, mas eu sugiro a partir de 10 mesas.
Selecionei algumas sugestões pra voces que retirei do pint, mas tem muito mais por lá, é só procurar por "marque-place" "escort-card"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário